O futebol inglês, o Liverpool e Manchester United estão inseridos numa polêmica que tem como fonte atitudes supostamente racistas do atacante Uruguaio Luis Suarez.
Luis Suárez ficou suspenso por nove partidas recentemente, sendo oito
por uma ofensa racista ao lateral esquerdo francês Evra na partida do
primeiro turno contra o Manchester United e outra por ter feito um gesto
ofensivo à torcida do Fulham.
Na partida do 2º turno, ocorrida ontem, o uruguaio se nega a cumprimentar o francês, causando, inclusive, irritação e nervosismo na vítima de suposto racismo, como mostra o vídeo.
Ninguém quer que os jogadores ajam como santos, comportando-se de forma perfeita e sem gerar polêmicas. Pelo contrário, a polêmica e jogadores com personalidade forte e atitudes diferenciadas são ingredientes fundamentais para o futebol. Contudo, não se pode aceitar atitudes como a de Luis Suarez, pois envolve suposto caso de racismo. Não se trata de um caso meramente de rivalidade ou divergências pessoais.
O jogador não deveria por lenha na fogueira em que se envolveu. Deveria ter a atitude sensata e honrada de cumprimentar Evra, passando a mensagem de que os problemas nos quais se envolveu são coisas do passado ou não aconteceram da forma como o acusaram.
Que não exista racismo ou preconceito no futebol!
Que o futebol seja dos negros, brancos, mulatos, índios, orientais, ocidentais, homossexuais, mulheres, homens, crianças e adolescentes, dos portadores de necessidades especiais e dos idosos de todos os mundos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O garçom é todo ouvidos. Sente, peça o aperitivo e comente.